Você sabia que o INSS tem o DEVER LEGAL de conceder o MELHOR BENEFÍCIO para o Segurado, seja qual for o tipo de benefício?
Postado em 19/08/2022
Isso mesmo! Essa regra do MELHOR BENEFÍCIO deve ser aplicada aos Segurados em TODA E QUALQUER HIPÓTESE de solicitação de benefício junto ao INSS, desde que o Segurado preencha os requisitos para a concessão de mais de um benefício.
EXEMPLO: Segurado que protocolou o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição depois da Reforma da Previdência (13/11/2019), mesmo TENDO DIREITO À CONCESSÃO DO BENEFÍCIO ANTES da Reforma da Previdência e com REGRA MAIS VANTAJOSA. No entanto, o INSS não observou a regra do DIREITO ADQUIRIDO e CONCEDEU o benefício com base nas REGRAS ATUAIS e MENOS FAVORÁVEIS.
Nesse caso, o Segurado TERÁ DIREITO de solicitar a REVISÃO DO BENEFÍCIO, visto que o INSS deixou de observar os requisitos da aposentadoria que seria mais favorável, sendo que também TERÁ DIREITO de receber AS DIFERENÇAS que forem apuradas, passando a receber mensalmente o valor dessa diferença.
Essa situação é bastante comum e ocorre normalmente nos casos em que o Segurado faz a solicitação do benefício sozinho junto ao INSS, sendo que no caso de concessão do benefício, o Segurado dificilmente terá como saber se o INSS observou a REGRA DO MELHOR BENEFÍCIO.
DICA: procure sempre um ADVOGADO ESPECIALISTA EM PREVIDÊNCIA antes mesmo de ingressar com o seu pedido de benefício junto ao INSS, pois somente assim será possível verificar a possibilidade de preenchimento dos requisitos para o enquadramento na REGRA DO MELHOR BENEFÍCIO.
Assista o vídeo deste assunto clicando aqui
Deixe seu comentário
Categorias: