Você já parou para pensar nisso? Quanto custa não saber algumas informações, principalmente se tais informações vão influenciar diretamente no seu futuro?
Postado em 13/09/2022
A maioria das pessoas acham que pagar advogado para ter uma consultoria é caro e desnecessário, principalmente no caso das questões ligadas ao INSS, já que a partir do próprio aplicativo da Previdência Social é possível solicitar qualquer tipo de serviço ou benefício, sem necessidade de deslocamento e sem custo.
Porém, o que a maioria das pessoas NÃO SABEM, é que as informações constantes no CNIS (extrato previdenciário) NEM SEMPRE ESTÃO corretas, e isso pode acarretar uma série de prejuízos no futuro.
Algumas decisões que tomamos SÃO DEFINITIVAS e para o resto da vida, SEM QUALQUER POSSIBILIDADE de reversão, como é o caso das APOSENTADORIAS.
É muito comum a ocorrência de Segurados que fazem seus pedidos de aposentadoria sozinhos e diretamente junto ao INSS, sendo que mesmo com a concessão do benefício acabam ficando em dúvidas, pois não conseguem saber se está correta ou não.
EXEMPLO: Segurado que fez seu pedido de aposentadoria sozinho e percebeu que um determinado período trabalhado com carteira assinada teria ficado de fora da contagem realizada pelo INSS, sendo que além disso não foi aplicada uma regra de cálculo que seria mais favorável.
Nesse caso, caberá um PEDIDO DE REVISÃO DA APOSENTADORIA solicitando a inclusão do tempo trabalhado com carteira assinada e com aplicação da regra de cálculo mais favorável. Com essas correções, o Segurado terá direito de receber uma diferença mensal no valor do benefício, e dependendo do caso, de receber a diferença de valores retroativos.
Há casos e casos, de modo que a diferença decorrente de qualquer erro por parte do INSS pode chegar a “dobrar” o valor do benefício que foi concedido de forma equivocada. Pense nisso: QUANTO CUSTA NÃO SABER?
IMPORTANTE: sempre procure um ADVOGADO ESPECIALISTA EM PREVIDÊNCIA antes de tomar qualquer decisão relacionada às questões da sua vida contributiva, pois com isso você será orientado a tomar a melhor decisão e no melhor momento, de acordo com o seu caso, evitando-se eventuais prejuízos no futuro.
Gostou das dicas?
Estas informações podem ser importantes para você, seus amigos e familiares.
Sempre que possível, consulte um advogado Especialista em Previdência!
Para assistir o vídeo sobre este assunto, clique aqui.
Escrito por: Adriana Zanardi
Deixe seu comentário
Categorias: