O planejamento previdenciário consiste no estudo do PATRIMÔNIO PREVIDENCIÁRIO do trabalhador/segurado, ou seja, o objetivo é avaliar a vida funcional e contributiva do segurado levando-se em conta a idade, o tempo e o valor das contribuições, o tipo de atividade exercida, se houve labor em ambientes com agentes nocivos, se houve trabalho rural, as características dos diferentes regimes de previdência e toda a legislação envolvida.
Mas sempre fica a dúvida: QUANDO DEVO PROCURAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO PARA FAZER MEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
O ideal é você planejar o futuro e saber quais condições você quer ter quando estiver mais velho, de modo que esse planejamento previdenciário pode ser feito muito antes do que você imagina.
- O planejamento previdenciário é sinônimo de tranquilidade e segurança na velhice, não só para o segurado, mas também para sua família.
- Além disso, um planejamento previdenciário bem feito pode evitar que o segurado contribua para a previdência social além ou aquém do valor devido, ou trabalhe por mais tempo sem necessidade, sendo possível simular com quais valores e segurado deverá contribuir e ainda qual será o valor inicial da sua renda de aposentadoria, por exemplo.
- Após uma grande Reforma da Previdência ocorrida no ano passado, um planejamento previdenciário bem feito pode ajudar a verificar se você já preenche os requisitos para obtenção de algum tipo de aposentadoria, ou ainda se sua situação se encaixa em alguma das regras de transição previstas na reforma.
- Gostou da dica? Então, curta, compartilhe e salvo este post.
Deixe seu comentário
Categorias: